pub

quinta-feira, março 15, 2007

Inveja


Ao espreitar a edição do “Guerreiro da Luz Online”, dei com este excerto sobre um dos pecados capitais, a inveja:

Para o cientista e pesquisador Dr. William M. Shelton, a inveja é uma reacção provocada por pessoas fracassadas, que buscam evadir-se da realidade escondendo-se por detrás de uma cruzada visando restabelecer “valores morais”, “ideais nobres”, e “justiça social”. A situação ganha uma dimensão perigosa quando o sistema escolar começa a desenvolver no aluno o condicionamento para desprezar todos aqueles que conseguem ser bem sucedidos, atribuindo sempre qualquer êxito à corrupção, manipulação, e degradação moral. Como a busca do sucesso é algo inerente à condição humana, os estudantes terminam em um processo esquizofrénico de odiar justamente aquilo que os levaria à felicidade, aumentando desta maneira as crises de ansiedade, e diminuindo a capacidade de inovar e melhorar a sociedade.”

Para quem - como eu - já passou algumas crises de absolutismo déspota em versão patriarcal sem graça, este texto veio mesmo a calhar.

4 comentários:

Xandra disse...

Estou a vivenciar uma experiência diferente, tenho a sorte de ter uma excelente professora,que me tem motivado,ajudado a ultrapassar as crises e a crescer como pessoa...E a equipa com quem trabalho, salvo algumas excepções tem colaborado imenso.Mas acho que é uma excepção á regra...

Simbelmune disse...

Sorrio com o teu sorriso e sinto que não é uma excepção à regra... apenas que a regra vigente pode mudar.

Bem haja pela Primavera em ti.

Xandra disse...

A primavera pra mim acho que ainda não chegou...
Mas tá próxima.
Estou a entrar no inferno astral :)
Mas em ti já se nota...
Também gostei muito do próximo texto..Andei a ler Goffman sobre o mesmo tema.

Simbelmune disse...

Bom que o Sol irradie e que sintas que o seu calor toca através de mim.

Bom servir.