pub

domingo, abril 02, 2006

Roncesvalles (Orriaga)

Ficaram atrás as montanhas pirenaicas... os vales, as brumas da manha, a neve, as florestas navarras da encosta Espanhola - pintadas de purpura e rosa, iluminando-se como prata viva com os raios de Sol que se esgueiram por entre as abertas nas nuvens.

Os Franceses sao estranhos... algo virados para dentro nisto das aventuras em galope por entre montes de gente de lugares distantes...

Caminhei com o Prandy (nao sei o nome real dele - é irlandês e o nome também, por isso, lá fica para algum Gaélico depois me esclarecer). Um senhor de idade, extremamente simpático a quem fiz de anjo da guarda e tal...

Aqui em Roncesvalles agora têm internet... e custa 8 Euros comer, mais 8 Euros dormir, e as luzes da "Colegiata" é mais 1 Euro pa acender.
Afinal a Crise nao é so pa nós malta - e a Santa Sé parece estar a espremer os ultimos trocos desta coisa dos peregrinos.

Cero que é o governo de Navarra que lhes aluga o antigo mosteiro, mas - 240.000 euros em média, por ano, só aqui em Roncesvalhes - à custa de mulas de carga (certo que ha de tudo entre peregrinos... mas)... rende... e bem.

Terminou a missa de peregrinos agora (catolicos e nem tanto juntamo-nos para uns canticos em latim... uma encenaçao de "la féria" para "inglês ver" - mas assim poupa-se 1 Euro porque as luzes ficam acesas durante a missa).

Algo revoltadinho com esta "comercializaçao" de coisas nao comercializáveis (O senhor Fraga pretendia duplicar a frequência dos Jacobeus - que acontecem quando o dia 25 de Julho, dia do Apostolo, calha num Domingo... já entenderam os cifroes por detras de tal vontadinha do senhor).

Bem - agora é conhecer mais gente, comer quelquer coisinha e preparar-se para a sessao de ressonadelas nocturnas. Amanha, pelas 4-5 da matina, uma centena de tolinhos lança-se na corrida com medo de nao ter lugar nos locais mais pequenos ao longo da rota (eu devo ficar em Zubiri - como exista internet la... eu violo um poste!).

Um abraço (menos peregrino hoje), e até breve.

Bem Haja!

3 comentários:

Micas disse...

Essa dos canticos a troco da luz ligada... que negócio...
Prandy deve ser só o nome de familia do senhor, pelo menos não conheço esse nome como tendo algum significado celta, da próxima vez tens que perguntar :)
Quel marth :)

marta* disse...

Do pensar ao sentir...
Peregrinar faz-se mais por dentro que com os pés.

um abraço desde cá :)

Anónimo disse...

A Santa Sé sempre espremeu os peregrinos.
Estou a adorar!

Gostei do anjo da guarda e tal...do Prandy.